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Martech: integração que otimiza processos e transforma negócios

Por: Mari Sampaio
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Na era da experiência, onde os dados são ativos valiosos, as marcas que querem ganhar escala e acelerar a aquisição de clientes no digital precisam unir as boas práticas do marketing com a correta utilização da tecnologia, investindo no chamado Martech.

Muito se fala em Martech, porém, poucas empresas conseguem promover essa integração com maestria, gerando eficiência e trazendo resultado. Para superar esse desafio, é preciso seguir alguns passos sobre os quais vamos falar aqui, mas antes, temos uma pergunta pra você:

Qual a verdadeira função do Martech?

Com o crescimento da publicidade digital, percebeu-se um aumento significativo na quantidade de dados que as empresas possuem sobre os seus clientes, bem como a importância da análise dessas informações para tomada de decisões assertivas.

O Martech chega com a premissa de facilitar a mensuração das campanhas, automatizar processos e permitir que as marcas conheçam melhor o comportamento dos seus consumidores e o seu próprio negócio. Ele também torna possível a ultra personalização e o ganho de escala para as empresas.

“Não tem como ter braço suficiente para fazer tudo que é preciso ser feito no digital. Afinal, você tem tempo para mandar e-mails personalizados para cada cliente? Vai parar o seu dia para escolher manualmente as campanhas que serão entregues para cada usuário ou que anúncios de remarketing cada um vai receber? Não, isso não é viável. O Martech cuida dessa automação, gerenciando toda a parte operacional dos processos. Assim, o ser humano tem tempo de pensar mais na parte estratégica e criativa das ações de marketing”, explica Ciro Souza, Diretor de Martech da Zoly.

A união do marketing com a tecnologia, se bem realizada, facilita o dia a dia nas organizações e traz ganhos em diversas frentes como: a otimização da comunicação, melhora da experiência do cliente e até o aumento dos lucros.

Confira a seguir algumas dicas para ter sucesso nessa estratégia:

Uma equipe multidisciplinar faz toda a diferença

O primeiro desafio a ser superado para ter sucesso com a implementação do Martech é ter um time disposto a fazer essa integração acontecer.

Aqui na Zoly, temos uma equipe multidisciplinar com profissionais especialistas em Data Service, Performance e CRO, Service Design e Materch, que atuam em prol de um objetivo: o sucesso dos negócios e do cliente.

Uma das atribuições da área de Martech dentro da Zoly é justamente fortalecer a união desse time de profissionais na prática, fazendo com que o trabalho de uma equipe complemente positivamente a ação da outra.

O Diretor de Martech da Zoly exemplifica na prática essa conexão:

“O pessoal de mídia comanda a ferramenta de anúncios patrocinados para os nossos clientes, seja Google Ads ou publicidade em redes sociais por exemplo. A área de Data Strategy analisa as campanhas e contribui com recomendações para otimizar resultados. E a equipe de Martech tem a missão de conectar essa estratégia de Mídia e Dados por meio da tecnologia, integrando as informações em uma ferramenta que forneça a visão geral da campanha de marketing em questão”.

A boa relação entre os diferentes times da empresa faz toda a diferença, porque possibilita o desenvolvimento de soluções completas com as quais é possível atender as preferências do consumidor e otimizar jornadas de ponta a ponta.

Tenha clareza nos objetivos e uma visão única do negócio

Para implementar qualquer estratégia de Martech com sucesso, os objetivos da empresa precisam estar claros e bem definidos. Só assim, será possível fazer a escolha da solução mais adequada de acordo com as necessidades da organização.

Além disso, todas as partes envolvidas no projeto devem atuar de forma unificada e ter uma visão singular do negócio. Esse ainda é um obstáculo porque, em muitas ocasiões, observamos disputas entre diferentes setores da mesma empresa, como por exemplo: Marketing e TI.

O alinhamento de expectativas entre essas duas áreas é primordial para o bom andamento das soluções de Martech. O problema é que ambas falam linguagens muito diferentes e, às vezes, falta empatia tanto do marketing como da TI para entender as limitações, conversar sobre as possibilidades e encontrar uma maneira diferente de atingir o objetivo desejado.

Uma dica para solucionar essa falta de alinhamento é distribuir as equipes no modelo de squads, como ressalta Souza .

“O time da Zoly trabalha em formato de squads integrados. Em cada squad tem um profissional de tecnologia, outro de UX e pesquisa, de marketing, de dados. O fato de trabalharmos de uma forma unificada permite a quebra dos silos e o bom andamento dos projetos”.

Atenção na escolha da tecnologia e do parceiro de negócios

Quando se trata da aplicação do Martech para ganhar escala, um dos desafios é decidir qual tecnologia utilizar a partir dos atributos de cada plataforma.

Por exemplo, se você contrata uma empresa que depende da tecnologia de terceiros, a autonomia de algumas ações e a eficiência pode ser prejudicada, e em caso de algum problema técnico, você pode demorar mais para obter a solução. Além disso, o nível de personalização da plataforma para as necessidades da sua marca também pode ser limitado.

O Diretor de Martech da Zoly destaca a importância da escolha da tecnologia adequada:

“Quando você pensa em Martech, precisa buscar sempre evoluir em termos de solução e tecnologia. Na Zoly, temos nossa própria plataforma de gestão de jornadas. Não dependemos de gerenciamento de terceiros, e isso facilita todo o processo. A gente tem uma equipe dedicada para cuidar da nossa plataforma e que adequa a ferramenta à necessidade de cada cliente em particular”.

Outro ponto ao qual você precisa ficar atento é a definição de quem será o seu stakeholder. Entenda como ele vai te cobrar por essa solução e o quanto você terá o empenho dele durante a parceria.

“A grande diferença do modelo de remuneração que utilizamos na Zoly, é que a gente ganha por resultado. Ganhamos apenas se a nossa solução performar, gerar venda. Com profissionais especializados em quase todas as frentes, nós conseguimos assumir os riscos junto com o nosso cliente”, explica Souza.

Na hora de tomar a sua decisão, lembre-se: você quer alguém que trabalhe para você ou com você? A cocriação sempre traz melhores resultados.

Agora que você já sabe que o Martech, agiliza processos e permite a execução de estratégias mais inteligentes e otimizadas, o que está esperando pra colocar essa solução em prática dentro da sua empresa?

Fale com a Zoly, nós te ajudamos nessa tarefa.

(*) Bianca Borges é Analista de Comunicação da ZOLY. Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, também possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, mas atualmente, seu foco é o Marketing Digital e Data Business.
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